Gamer e piloto de drone, são novas profissões na China

0
58
A equipe Invicta Gamers, vencedora da liga mundial 2018.
A equipe Invicta Gamers, vencedora da liga mundial 2018.

Quem se envergonha quando está jogando um videogame no meio do escritório acaba de ganhar um ótimo argumento contra olhares tortos. O Governo chinês acaba de reconhecer oficialmente como profissionais os Gamers de Esportes Eletrônicos, junto com outras doze carreiras do século XXI, entre elas, piloto de Drone.

Em um país que corre constantemente em busca de inovação, a atualização atende as demandas da indústria de alta tecnologia da China, e se adapta ao surgimento de novas ocupações laborais. A última atualização de empregos reconhecidos da China foi há mais de 4 anos.

O documento do Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social e a Administração Geral de Supervisão Mercado, responsável pelos padrões e regulamentos da política de trabalho da China, reconhece 13 novas profissões, incluindo  operador e jogador de esporte eletrônico, o e-esportista ou e-sportmen. As outras 11 novas profissões são:

1. Técnico de Inteligência Artificial (IA)
2. Técnico de Internet das coisas (IOT)
3. Técnico de Big Data
4. Manager Digital
5. Pilotos de Veículos Aéreos sem tripulação (drone)
6. Operador de sistema de robô industrial
7. Administrador de Fazenda
8. Operador de Conserto de Robô Industrial
9. Técnico em modelo de construção da informação
10. Técnico em computação em nuvem
11. “Debugger” de Internet das Coisas

Essas ocupações, a maioria da indústria de alta tecnologia, vem sendo lançadas desde 2015, quando foi promulgada a Classificação Ocupacional Nacional de 2015, que incluiu mais de 2.000 novas carreiras oficialmente reconhecidas.

A atualização, no entanto, que está à frente de muitos mercados com importantes polos  tecnológicos, pode ser até considerada tardia na China, onde o tamanho da indústria de e-sports ultrapassou os US$ 10 bilhões em 2018, enquanto a base de jogadores superou os 400 milhões.

Em novembro, o clube chinês de eSports Invictus Gaming (iG) ganhou por primeira vez para a China, o campeonato mundial de videogame League of Legends (LoL), após derrotar a equipe européia Fnatic, na Coréia do Sul.

Drone para passageiros
Drone para passageiros

A China começou a disputar campeonatos há apenas oito anos e considera jogadores digitais profissionais que participam de campeonatos, criam jogos e fazem o marketing de novos videogames.

Na área dos drones, a atualização também chega em um mercado aquecido. A China já emitiu um total de 27 mil certificados de piloto de drone desde o primeiro trimestre de 2018, o que está muito longe da demanda prevista de 400.000 operadores de drone até 2020.

A carreira de piloto de drone é muito disputada e muito bem paga, devido a grande demanda, especialmente na área agrícola. A China é pioneira inclusive na fabricação de drones para passageiros  capazes de carregar uma pessoa até de 100 quilos.

*Gabriel 高博睿 Mont’Alvão de Freitas – China Council for the Promotion of International Trade | China-Brazil Business & Relations Adviser. Com Verónica Goyzueta, em São Paulo.