Delegação de Guizhou promove turismo e negócios na WTM, em São Paulo

Delegação de Guizhou participa da WTM 2019. Divulgação
Delegação de Guizhou participa da WTM 2019. Divulgação

Uma delegação governamental e empresarial da Província de Guizhou, da China, participou da abertura da WTM Latin America, um dos principais eventos mundiais do setor de turismo, que aconteceu esta semana no Expo Center Norte, em São Paulo.

No evento, a delegação de Guizhou promoveu a sua cultura e seu potencial como opção turística na China.  Na abertura da feira houve no estande uma apresentação musical e a cerimônia do chá. No local, os visitantes encontraram artesanatos típicos da região.

Cerimônia do Chá na WTM 2019. Divulgação
Cerimônia do Chá na WTM 2019. Divulgação

Guizhou está localizada no sudoeste da China e administra seis cidades do nível de condado, três regiões autônomas e 88 municípios (ou cidades, distritos e zonas especiais), cobrindo uma área de 176 mil km2. Possui uma população de 34,75 milhões, dos quais 36,1% pertencem a diferentes grupos étnicos – são 54 etnias e 17 grupos étnicos aborígines, incluindo os miao, os bouyi, os dong, os shui, os gelao, os yi e os tujia.

Guizhou é um “parque natural”, com paisagens naturais pitorescas, cachoeiras, vales e cavernas. Há quatro cadeias de montanhas na província: Wumeng, Dalou, Miaoling e Wuling. Nesta última está o Fanjingshan, ou Monte Fanjing, o pico mais alto das Montanhas Wuling. A Reserva Natural de Fanjingshan é considerada patrimônio da Unesco desde 1986. As áreas montanhosas e colinas representam 92,5% da área total da província.

A província possui mais de 3.800 espécies de flora silvestre e cerca de 1.000 espécies de fauna silvestre. É um importante centro de flora e fauna no país e uma das quatro regiões de produção de fitoterapia chinesa do país.

Negócios no Brasil

O grupo está no Brasil, principalmente, com objetivo de fomentar o comércio bilateral entre Guizhou e o Brasil. A delegação assinou memorandos de entendimento entre as empresas chinesas e as empresas brasileiras AVS Bags, Enen & Wu Comércio de Presentes Ltda., Grupo Educacional Hotec, Kupeng Agência de Viagens e Turismo, PHX Instrumentos Musicais e Tagima.

Delegação de Guizhou participa da WTM 2019. Divulgação
Guizhou faz negócios na WTM 2019. Divulgação

Participaram da delegação Mu Degui, membro do Comitê Permanente do Partido Comunista da China e chefe do Departamento de Publicidade da Província de Guizhou; Li Sanqui, secretário do Departamento de Cultura e Turismo do Partido Comunista em Guizhou; Hasting, vice-diretor do Departamento de Propaganda do Partido Comunista em Guizhou e diretor do Gabinete de Informação de Guizhou; Liu Baochang, vice-diretor do Escritório de Relações Exteriores de Guizhou; e Wu Qi, vice-secretário do Comitê do Partido Comunista do Condado de Zhengan. Participam do evento quatro empresas chinesas da área de turismo, quatro do setor de instrumentos musicais e duas da indústria de chá.

Participaram também do encontro o vice-cônsul da China em São Paulo, Tian Yu Zheng, e o diretor global de vendas da WTM, Jonathan Hull.