Um celular com uma câmera tão potente que é capaz de registrar a lua. Essa é um dos diferenciais dos smartphones Huawei P30 e Huawei P30 Pro lançados globalmente nesta terça 26 de março e que a partir de maio chegarão ao Brasil para concorrer no mercado brasileiro com os aparelhos de ponta do mercado, repetindo aqui a briga mundial que tem repercutido inclusive nas relações diplomáticas entre a China, Estados Unidos e outros países da Europa e a América do Norte.
A princípio, o Brasil não deve receber todos os modelos top de linha, mas a volta com modelos mais potentes de smartphones já sinalizam uma mudança da empresa chinesa neste mercado, onde comercializou celulares mais simples (Ascend G510) e baratos até deixar de vender modelos no país, há cinco anos.
O projeto, que deve começar com importação de aparelhos, prevê a instalação de uma fábrica no Brasil, que se tornou um dos maiores mercados de celulares do mundo, e promete replicar aqui a disputa mundial que tirou a Apple da liderança global, e tem encurralado a Samsung.
Sem constrangimentos de mostrar as marcas concorrentes e comparando a superioridade dos seus equipamentos, o presidente da Huawei Consumer, Richard Yu, apresentou as vantagens dos dois novos aparelhos que estão entre os lançamentos mais aguardados deste ano no mundo, e que chegam para enfrentar a Apple e a Samsung.
“A série Huawei P30 é um avanço fundamental depois de décadas de desenvolvimento de tecnologia de câmera digital. Ela vai reescrever as regras e remodelar as percepções de todos a respeito de fotografia mobile”, disse Yu na apresentação mundial em Paris, que foi transmitida ao vivo pela internet, para o mundo inteiro.

Os smartphones da Huawei mantêm a já consolidada parceria com a empresa alemã Leica, líder mundial em lentes que tem contribuido com as melhores câmeras de celulares do mercado. A tecnologia de periscopio, usada em equipamentos de grande porte, como submarinos, permitem tirar fotos com um zoom tão potente, que é possível tirar fotos da lua, um dos momentos mais celebrados no lançamento.
As novas câmeras do P30 e do P30 Pro se destacam pelo sensor RYYB SuperSpectrum, de 1/1.7 polegadas que capta mais luz, com fotos mais iluminadas, pela substituição dos pixels verdes por amarelos, capturando 40% mais luz do que sensores comuns.
Há ainda a versão Huawei P30 Lite, que não foi destaque no lançamento. O evento trouxe algumas novidades que superam avanços apresentados pelos concorrentes de tecnologia, entre eles, o Google, como os lentes inteligentes.
Richard Yu apresentou ainda uma nova linha de relógios, a linha de cases de luxo com cristais Swarovski e o comando inteligente do telefone que abre a porta do carro e está completamente integrado com ele, em uma parceria feita com a Audi. A empresa se posicionou como a empresa de tecnologia inovadora e de ponta que tem se tornado dor de cabeça para os concorrentes.

Huawei P30 Pro
O Huawei P30 Pro também tem 8 GB d
e RAM e 512 GB para armazenamento interno. Tem

tela OLED de 6,47 polegadas com resolução Full HD+ e proporção 19,5:9, laterais curvas e sem bordas. O aparelho também tem um leitor de digital embutido na tela.
A bateria SuperCharge, da Huawei, de 4.200 mAh e40 W, garante 70% de recarga com apenas meia hora na tomada. O aparelho tem ainda um suporte para recarga inversa sem fio de 15 W que serve como power bank que carrega outros dispositivos sem necessidade de cabo.
O modelo, que não tem entrada de fones, tem certificação IP68 a prova de água e poeira e usa outra tecnologia própria, a Acoustic Display, com uma área maior de audição na tela de emissões sonoras eletromagnéticas.
Câmera Leica
A lente Leica SuperZoom (40 MP, f/1.6) periscópica com zoom óptico de 5x, zoom híbrido de 10x e zoom digital de 50x. Ultragrande angular (20 MP f/2.2) com estabilização óptica de imagem (OIS); e uma telefoto (8 MP, f/3.4) também com OIS. Tem ainda uma câmera com sensor de profundidade Time-of-Flight.
As câmeras dos P30 tem inteligência artificial para foto e vídeo, que conta o recurso Dual View que usa duas câmeras simultâneas para capturar perspectivas diferentes do mesmo objeto.
Huawei P30
O Huawei P30 tem processador Kirin 980, tela OLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+ finalizada com nove camadas nano-ópticas, 8 GB de memória RAM e 256 GB para armazenamento interno. Leitor de digital na tela e entrada tradicional de fonte de ouvido.
Mais simples, o P30 tem bateria de 3.650 mAh e fonte de 22,5 W com recarga mais lenta, mas muito mais rápida que aparelhos similares. Tem câmera tripla com sensor Super Sensing Camera de 40 MP, lente de ultragrande angular de 16 MP e outra telefoto de 8 MP.
Modelos e preços
Os novos Huawei serão vendidos nas cores Amber Sunrise (vermelho e laranja), Breathing Crystal (azul e roxo), Pearl White (branco e rosa), Aurora (azul e verde) e Black (preto). As duas versões que chegarão em maio no Brasil, começam a ser vendidos na Europa, a partir de 799 euros(R$ 3.500) para Huawei P30, e a partir de 999 euros( R$ 4.300) para Huawei P30 Pro.
FICHA TÉCNICA
- Tela: 6,1 polegadas de OLED
- Câmera: traseira quádrupla (wide de 40 MP, ultra wide de 20 MP, telefoto de 8 MP); selfie de 32 MP
- Memória: 128 GB / 6 GB de RAM
- Bateria: 3.650 mAh
- Processador: HiSilicon Kirin 980
- Tela: 6,47 polegadas de OLED
- Câmera: traseira quádrupla (wide de 40 MP, ultra wide de 20 MP, telefoto com periscópio de 8 MP e sensor “Time-of-flight); selfie de 32 MP
- Memória: 128 GB, 256 GB, 512 GB / 8 GB de RAM
- Bateria: 4.200 mAh
- Processador: HiSilicon Kirin 980