Conheça as Festas do Calendário do Ano Novo Chinês

Este é o dia a dia Ano Novo, Ano do Porco, no Calendário Chinês

0
107
O Calendário Chinês

O Ano Novo Chinês, também conhecido como o Festival da Primavera, tem mais de 4.000 anos de história e é o feriado mais longo do ano na China. No século 21, o feriado nacional começa no primeiro dia do calendário lunar e dura até o dia 15 do primeiro mês. Neste ano de 2019, o Ano Novo Chinês começa no dia 5 de fevereiro e termina no dia 19 de fevereiro.

Na China, todas as lojas ficam fechadas durante os primeiros cinco dias do Festival da Primavera, com algumas abertas até o final, por isso, as pessoas estocam antecipadamente suprimentos de Ano Novo (年货 —nian huo). Nas cozinhas há um cardápio especial dos  pratos do Festival da Primavera com o preparo de carnes curadas, peixe salgado e outros alimentos em conserva.

O festival de Laba
O Festival Laba (L 节 – Labā jié) do dezembro lunar (13 de janeiro de 2019) marca o início do Festival da Primavera. Cerimônias ancestrais são realizadas neste dia para rezar pelos antepassados ​​e deuses, por fortuna e uma colheita bem-sucedida. Embora pagão na natureza, o festival foi integrado a religiões como o taoísmo e o budismo.

A principal comida para este festival é o mingau de Laba (腊八粥 —Lābā zhōu), feito com  sete tipos de grãos, feijão vermelho, tâmaras vermelhas e arroz descascado. Há muitos mitos diferentes a respeito desse mingau, e todos ensinam a ser grato.

O cardápio do Laba inclui o Laba tofu (L 豆腐 – Labā dòufu), o macarrão (面 面 – Labā miàn) e o arroz de grão de trigo (麦 仁 饭 – Mai rén fàn). Comer gelo neste dia evita dores de estômago durante o ano.

O Festival da Primavera
Começando as principais festividades é o Little Year por volta de 28 de janeiro no calendário ocidental, com o Festival da Primavera oficialmente começando no dia 5 de fevereiro (4 de fevereiro é véspera de Ano Novo) e terminando com o Festival das Lanternas, em 19 de fevereiro. Apresentamos aqui uma lista das datas mais importantes para o Ano Novo Chinês:

ANO SOLAR  (2019) ANO LUNAR TíTULO
Janeiro 28 Dezembro 23 Pequeno Ano (小年—xiǎo nián)
Fevereiro 4 Dezembro 30 Véspera do Ano Novo (除夕—chúxì)
Fevereiro 5 Janeiro 1 Festival da Primavera (春节—chūn jié)
Fevereiro 6 Janeiro 2 Para o Sogro (迎婿日—yíng xù rì)
Fevereiro 7 Janeiro 3 Dia do Rato (鼠日—shǔ rì)
Fevereiro 8 Janeiro 4 Dia da Cabra (羊日—yáng rì)
Fevereiro 9 Janeiro 5 Quebra do Quinto (破五—pò wǔ)
Fevereiro 10 Janeiro 6 Dia do Cavalo (马日—mǎ rì)
Fevereiro 11 Janeiro 7 Dia do Humano (人日—rén rì)
Fevereiro 12 Janeiro 8 Dia do Painço (谷日节—gǔ rì jié)
Fevereiro 13 Janeiro 9 Providência e Saude (天公生—tiān gōng shēng)
Fevereiro 14 Janeiro 10 Festival da Pedra (石头节—shí tou jié)
Fevereiro 15 Janeiro 11 Dia do Genro (子婿日—zǐ xù rì)
Fevereiro 16–18 Janeiro 12–14 Organização do Festivel das Lanternas
Fevereiro 19 Janeiro 15 Festival das Lanternas (元宵节—yuán xiāo jié)

 

O Festival da Primavera é longo, dura duas semanas, e tem atividades e tradições específicas para cada dia, que variam dependendo das regiões. Aqui um breve resumo desse cronograma.

28 de janeiro: pequeno ano (年 年 —xiǎo nián)
No passado, funcionários do governo comemoravam este dia no dia 23, as pessoas comuns no dia 24 e os pescadores no dia 25.

Data lunar
23 de dezembro (腊月 二十 三 – la yuè èr shí sān)
Data solar (gregoriana)
28 de janeiro de 2019
Atividades e tradições
Dia de cerimônias comemorativas e de oração. As principais atividades incluem a limpeza da casa para varrer a má sorte (年 年 —sǎo nián) e rezar para o deus do fogão (祭灶 —jì zào).
Comida
Os melões (糖瓜 -táng guā), também conhecidos como doces de fogão, são feitos de malte e só podem ser encontrados neste dia. Outros alimentos incluem bolos de trigo cozido (火烧 – huǒ shāo) e sopa de tofu (汤 汤 – döufu tang).

4 de fevereiro: véspera de ano novo (除夕 —chúxì)
Dependendo do ciclo da lua, a véspera de Ano Novo chega aos 29 ou 30 de dezembro lunar. Independentemente disso, este dia também é conhecido como o dia 30 do ano (d 年三十 -dà nián sān shí).

Data lunar
30 de dezembro (腊月 三十 – là yuè sān shí)
Data solar (gregoriana)
4 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
É o jantar de reunião, a refeição mais importante do ano. Depois do jantar, as crianças receberão envelopes vermelhos. A família fica acordada até tarde e espera o Ano Novo (守岁-shǒu suì).
Comida
Um banquete
5 de fevereiro: Festival da Primavera (春节 —chūn jié)
O nome original deste dia era Yuán Dàn (元旦), com Yuan significando “o começo”. No entanto, Yuan Dan é agora usado para se referir ao Ano Novo do calendário solar.

Data lunar
1º de janeiro (正月 初一 -zhēng yuè chū yī)
Data solar (gregoriana)
5 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
Foguetes começam um dia de saudações e bênçãos entre vizinhos. Não há atividades específicas além de celebrar o Ano Novo. Os antigos chineses registram e analisam o clima, as estrelas e a lua para prever as fortunas do ano. A prática é conhecida como zhàn suì (占 岁).
Comida
Além da comida da noite passada, as pessoas também podem celebrar com o vinho Tu Su (屠 苏 酒 – tú sū jiǔ).
Superstições e crenças
É proibido varrer ou limpar neste dia, senão a boa sorte será varrida.

6 de fevereiro: Para os sogros (迎 婿 日 – ying xù rì)
Nas regiões do norte, os eventos são realizados no dia 3.

Data lunar
2 de janeiro (正月 初二 -zhēng yuè chū èr)
Data solar (gregoriana)
6 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
Neste dia, uma filha casada deve levar o marido e os filhos para a casa dos pais, levando  uma sacola de bolachas e doces, que sua mãe vai dividir entre os vizinhos. Esse presente simples mostra que “é o pensamento que conta” e expressa a saudade da filha da sua casa natal.
Comida
Depois do a filha deve retornar à casa do marido antes do jantar.

7 de fevereiro: Dia do Rato (鼠 日 – shǔ rì)
De acordo com os contos populares, este é o dia em que os ratos se casam.

Data lunar
3 de janeiro (正月 初三 –zhē yuè chū sān)
Data solar (gregoriana)
7 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
As pessoas deixam alguns grãos e bolachas nos cantos para compartilhar sua colheita com os ratos. Eles vão dormir cedo para não perturbar o “casamento”. Assim, os ratos também não os incomodarão durante o ano.

8 de fevereiro: Dia das Ovelhas (羊 日 – yáng rì)
Na mitologia chinesa, o mundo foi criado por Nǚ Wā (女娲). Carneiros foram criados no 4º dia.

Data lunar
4 de janeiro (正月 初四 –zhēng yuè chū sì)
Data solar (gregoriana)
8 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
O deus da riqueza é homenageado neste dia. As oferendas incluem três tipos de carne, frutas e vinho. À meia-noite, as pessoas recebem o deus abrindo as janelas e comendo e bebendo até o amanhecer.

Comida
O acolhimento de cinco deuses (ē 五路 -jiē wǔ lù) requer três mesas de comida. A primeira tem guloseimas para uma vida doce e estrada de sucesso; os bolos estão na segunda mesa. Na terceira mesa tem um porco inteiro, frango inteiro, peixe inteiro e sopa.
Superstições e crenças
É proibido abater ovelhas neste dia. O bom tempo é um sinal de que as ovelhas estarão saudáveis ​​este ano e a família terá uma colheita abundante.

9 de fevereiro: Break Five (Five 五 – pò wǔ)
Depois de orar ao deus da riqueza, mercados e lojas podem abrir novamente. As mulheres também podem sair e dar bênçãos de Ano Novo.

Data lunar
5 de janeiro (正月 初五 -zhēng yuè chū wǔ)
Data solar (gregoriana)
9 de fevereiro de 2019
Comida
Bolinhos (饺子 —jiao zi) são comidos para trazer riqueza. Antigamente eram consumidos por cinco dias seguidos, uma regra que hoje não é mais seguida tão rigorosamente.

Superstições e crenças
Alguns dizem que tabus e atividades proibidas em outros dias podem ser realizados no dia 5. Outros dizem que não é adequado trabalhar neste dia.

10 de fevereiro: Dia do Cavalo (马 日 – mǎ rì)
Nu Wa criou o cavalo no 6º dia.

Data lunar
6 de janeiro (正月 初六 –zhèng yuè chū liù)
Data solar (gregoriana)
10 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
Depois do “break five” do dia anterior, as pessoas podem começar a trabalhar novamente. As pessoas também mandam embora o espírito de pobreza (s 穷鬼 -sòng qióng guǐ), um homem de aparência frágil que gostava de beber mingau e propositalmente transformou sua roupa em farrapos, queimando sucatas e oferecendo velas.
Superstições e crenças
Acredita-se que o deus dos banheiros (c 神 -cè suǒ shén) irá visitar para verificar as condições sanitárias, para que todos os agregados familiares usem este dia para limpar.

11 de fevereiro: Dia do Humano (人日 – rén rì)
No sétimo dia, os humanos foram criados por Nu Wa. As celebrações do Dia dos Humanos são originárias da dinastia Han.

Data lunar
7 de janeiro (正月 初七 -zhēng yuè chū qī)
Data solar (gregoriana)
11 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
A China antiga tinha a tradição de usar um acessório de cabelo chamado rén sheng (人 胜). Recortes coloridos e gravuras de ouro de flores e pessoas são coladas em telas.
Comida
Sete Porridge Gem (Gem 羹 -qī bǎo gēng) é o prato para este dia. Inclui sete tipos de hortaliças: couve, alho-poró, folhas de mostarda, aipo, alho, vegetais de primavera (春 菜 – chūn cài) e verduras de folhas grossas (厚 瓣 菜 —hòu bàn cài).
Superstições e crenças
O bom tempo é um sinal de um ano seguro e saudável.

12 de fevereiro: Dia do Millet (谷 日 节 – gǔ rì jié)
Segundo as lendas, este é o aniversário do grão de milho. A agricultura era a base da antiga sociedade chinesa e as pessoas valorizavam muito os grãos.

Data lunar
8 de janeiro (正月 初八 -zhēng yuè chū ba)
Data solar (gregoriana)
12 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
Animais de estimação, como peixes e pássaros, são devolvidos à natureza para mostrar respeito à natureza. Nos tempos modernos, algumas famílias visitam áreas rurais para aprender sobre agricultura. Isso ajuda as crianças a apreciar o trabalho duro dos agricultores e a se tornarem mais conscientes sobre o meio ambiente.
Superstições e crenças
O bom tempo é um sinal de uma colheita frutífera. Um céu cinzento avisa de um ano de perdas. As lojas abertas hoje terão ótimos negócios.

13 de fevereiro: Providence Health (Prov 生 -tiān gōng shēng)
Este é o aniversário do deus mais alto, o Imperador de Jade (玉皇大帝 -yù huáng dà dì). No taoísmo, ele é o soberano do universo e é a representação final do “céu”.

Data lunar
9 de janeiro (正月 初九 -zhēng yuè chū jiu)
Data solar (gregoriana)
13 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
As principais atividades são cerimônias para o Imperador de Jade. Em algumas regiões, as mulheres levam velas de flores perfumadas para poços naturais, portos ou abrem espaço e rezam para os deuses.
Superstições e crenças
Antes de orar, todos devem jejuar e se banhar. Se houver oferta de carne, o animal deve ser do sexo masculino.

14 de fevereiro: Festival da Pedra (sh 节 —shí tou jié)
Dez (十 -shí) tem a mesma pronúncia que pedra (石). Portanto, este é o aniversário do pedra.

Data lunar
10 de janeiro (正月 初十 -zhēng yuè chū shí)
Data solar (gregoriana)
14 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
Em algumas regiões, as pessoas vão congelar um pote de barro em uma pedra lisa na noite anterior. Na manhã do dia 10, dez jovens levarão o jarro por perto. Se a pedra não cair, é sinal de uma boa colheita.
Comida
O almoço é uma refeição de pão assado (m 饼 – mó bǐng). Acredita-se que depois de comer, o caminho para a riqueza será aberto e suave para esse ano.
Superstições e crenças
É proibido o uso de ferramentas de pedra, como rolos e pedras de moer.

15 de fevereiro: Dia do genro (子婿 日 – zǐ xù rì)
Os pais convidarão suas filhas e genros para jantar neste dia.

Data lunar
11 de janeiro (正月 十一 -zhēng yuè shí yī)
Data solar (gregoriana)
15 de fevereiro de 2019
Comida
Mesmo após as refeições do dia anterior, geralmente há muitas sobras de Tiangong Sheng. A família usa isso para tratar os parentes.

16 a 18 de fevereiro: Preparativos para o Festival das Lanternas
Durante este período, as pessoas começarão os preparativos para o Festival das Lanternas (元宵节 – Yuán xiāo jié) comprando lanternas e construindo decorações de luz.

Data lunar
12 a 14 de janeiro (正月 十二 – 十四 – è è zh yèè shí’èr – shí´sì)
Data solar (gregoriana)
16 a 18 de fevereiro de 2019
Superstições e crenças
Diz o ditado: faça barulho no dia 11, construa lanternas de luz no dia 12, acenda a lanterna no dia 13, a luz brilhe no dia 14, uma lua cheia no dia 15, termine a luz no dia 16. Tem um bom ritmo em chinês e resume as atividades dos próximos dias.

19 de fevereiro: Festival das Lanternas (元宵节 – Yuán xiāo jié)
O festival durou dez dias na dinastia Ming, mas agora é de apenas cinco dias nos tempos modernos.

Data lunar
15 de janeiro (正月 十五 -zhēng yuè shí wǔ)
Data solar (gregoriana)
19 de fevereiro de 2019
Atividades e tradições
Criar lanternas é a atividade mais importante durante o festival. Como é lua cheia naquele dia, olhar a lua entre lanternas é a melhor maneira de celebrar.

Comida
Nomeado após o festival, yuan xiao são bolas de arroz glutinoso frequentemente comidas como sobremesa. Cozidos, cozidos no vapor ou fritos, eles representam reuniões.
Superstições e crenças
Lanternas (天 灯 -tiān dēng) soam parecidas com (添丁 —tiān dīng), ou “adicionar crianças”. Muitos acenderão lanternas na esperança de acrescentar crianças à família.