Festival das Lanternas celebra Ano Novo Chinês no Ibirapuera

Instituto Confúcio encerrará Festividades do Ano Novo Chinês no Ibirapuera com show da banda pop chinesa Penicillin e com foco em responsabilidade ambiental

0
684
Festival das Lanternas na China
Festival das Lanternas no Ibirapuera

As comemorações do Ano Novo Chinês em São Paulo, que celebram o Ano do Porco, se encerrarão no sábado 16 de Fevereiro com uma grande festa no Parque do Ibirapuera. O momento mais importante do evento será o show da banda chinesa de Pop Rock Penicillin, que se apresentará pela primeira vez no Brasil durante o festival, às 20h na área de eventos em frente ao Planetário. O evento é realizado pelo Instituto Confúcio na Unesp pela quarta vez em São Paulo.

Centenas de lanternas chinesas serão colocadas no parque na área de eventos em frente ao planetário, onde será realizado o show. Por questão de segurança e responsabilidade ambiental, as várias lanternas de diferentes tamanhos e formatos do Festival serão presas a uma estrutura de ‘box truss’, iluminando a área com lâmpadas de LED, deixando-o mais lindo e colorido.

O Festival das Lanternas o Yuan Xiao (元宵节 – Yuán xiāo jié) é o ponto alto das comemorações do feriado do Ano Novo Chinês. A festa, que se celebra há mais de 2000 anos, tem muitos significados, como a esperança, a reunião familiar, a união da sociedade, as tradições e a espiritualidade. Para muitos, a data é como um “verdadeiro” dia dos namorados chinês.

A festa corresponde a décimo quinto dia das celebrações do Ano Novo. As atividades incluem a contemplação da lua, a iluminação de lanternas, enigmas, danças de leões e o consumo de bolinhos de arroz. De acordo com o calendário lunar, o festival acontece em 15 de janeiro. Datas dos festivais anteriores e futuros da Lanterna usando o calendário gregoriano incluem:

Programação no Ibirapuera

A programação cultural começa a partir das 10 da manhã e, a partir das 15h, serão iniciadas as apresentações artísticas no palco , que se encerrará com o show da banda Penicillin.

A banda Penicillin nasceu na China nos anos 90 com um estilo que reúne o melhor do rock romântico e da música pop. É uma das bandas mais admiradas pelos jovens chineses, famosos nas programações das rádios chinesas e nas pistas de dança das casas noturnas pelo país.

Banda Penicillin

Seguindo a tradição chinesa, além do show, a comemoração será muito festiva e contará com danças típicas, desfile do dragão e do leão, apresentação de danças folclóricas, além de artes marciais e atividades culturais para toda a família à partir das 10h. Haverão oficinas sobre a língua e cultura chinesas, caligrafia, aulas demonstrativas de chinês e desfile de trajes típicos.

Serviço:

O que? Festival das Lanternas – Ano novo Chinês 
Onde? Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP – Área de Eventos em frente ao Planetário
Dia? 16 de fevereiro de 2019, a partir das 10hs com oficinas de artesanato e atividades culturais nas tendas e 15 horas início das apresentações artísticas.

Principais atrações:
Desfile das Roupas Chinesas– Palco Principal
Discurso do Consul da China e Autoridades presentes – palco Principal
Dança Leões e Dragão – Palco Principal
Show Banda Penincillin – Palco Principal