Calendário de feriados chineses em 2019

Confira a lista de feriados nacionais chineses, celebrações e dias úteis ao longo de 2019. Programe-se!

0
332
https://www.pexels.com/photo/flat-lay-photography-of-calendar-1020323/
Photo by rawpixel.com from Pexels

O ano de 2018 já caminha para o final. Se você já está programando viagens de negócios ou lazer pela China, observando oportunidades de mercado ou mesmo querendo conhecer as principais datas comemorativas chinesas, aqui você encontra o calendário 2019 de feriados e celebrações no Império do Meio.

Abaixo, você confere também a lista de principais datas comerciais na China.
Programe-se!

Primeiro de Janeiro: é feriado na China e muitas empresas poderão abonar também a quarta-feira, 2 de janeiro.

Ano novo chinês: será comemorado oficialmente na semana de 4 de fevereiro. Trata-se do maior feriado chinês, época da maior migração sazonal do planeta. Muitas pessoas ainda respeitam as celebrações tradicionais, que duram até 15 dias. Em 2019, o movimento migratório provavelmente estará concentrado entre 1 e 19 de fevereiro.

Dia internacional da mulher: as trabalhadoras têm direito a meio dia de descanso no dia 8 de março.

Dia dos mortos: o festival Qing Ming é a tradução do feriado de finados. Em 2019 será comemorado entre 5 e 7 de abril.

Dia do trabalho: comemorado em primeiro de Maio.

Dia da Juventude: jovens entre 14 e 28 anos têm meio dia livre da escola, universidade ou trabalho no dia 4 de maio.

Dia das crianças: em 2019 o dia das crianças será no sábado, primeiro de Junho. Normalmente, menores de 14 anos têm o dia livre na escola e muitos pais tiram o dia para ficar com os pequenos.

Festival Dragon Boat: comemorado de 7 a 9 de Junho.

Dia das forças armadas: comemorado em primeiro de Agosto. Militares têm meio dia livre.

Festival Mid-Autumn: comemorado de 13 a 15 de setembro.

Golden Week: é o segundo maior feriado chinês, quando é celebrado também o dia nacional. Em 2019 será comemorado de 1 a 7 de Outubro.

Datas comerciais

Os feriados tradicionais normalmente são reservados a celebrações em família, sendo que nesses períodos os chineses deixam as compras um pouco de lado. Por isso, as promoções são normalmente lançadas antes destas datas. Porém, excelentes oportunidades de vendas no varejo e nos serviços também estão reservadas para as datas comerciais. Confira quais são elas:

Páscoa: a China não é um país cristão, porém cada vez mais empresas aproveitam as oportunidades existentes. Comunidades de estrangeiros e chineses atraídos pelo romantismo da data são o público-alvo.

Dia das mães: é comemorado no mesmo dia do Brasil, em 2019, 12 de maio.

Dia dos pais: comemorado sempre no terceiro domingo de junho, em 2019 cairá no dia 16.

Festival do amor ou dia dos namorados: por cair sempre no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, a data também é chamada de duplo 7. Em 2019 será comemorada em 7 de agosto, mas muitos também comemoram o Valentines Day de alguns países ocidentais, em 14 de fevereiro.

Dia dos solteiros: o dia 11 de novembro se tornou sinônimo de estouro de vendas. Em 2017 foram US$25,3 bilhões em compras em apenas 24 horas, 90% delas feitas pelo celular.

Duplo 12: a data têm se aproveitado do sucesso do dia dos solteiros para promover vendas extras. Acontece em 12 de dezembro.

Natal: assim como a Páscoa, também não é comemorado tradicionalmente pelos chineses. Mas muitos jovens, inspirados pela moda ocidental, aproveitam para reunir os amigos e, é claro, ir às compras.