China acredita que dinheiro será obsoleto, mas não confia nas Bitcoins

Presidente do Banco do Povo mostra preocupação com Criptomoedas e Bitcoins, mas aposta no dinheiro digital que é muito usado no país.

0
169
Bitcoin. Foto Pixabay.
Bitcoin. Foto Pixabay.

O Governo chinês está estudando moedas digitais, métodos de pagamentos mais rápidos e baratos, mas não confia muito nas criptomoedas nem em Bitcoins, por considerar que são usadas para especulação e que não contribuem para a economia.

O país é líder mundial em pagamentos digitais graças à popularidade de plataformas desenvolvidas pelas gigantes da tecnologia Alibaba Group e Tencent e as transações que acontecem no WeChat.

Em uma das suas últimas conferências de imprensa, em Pequim, o presidente do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan, que está prestes a se aposentar, deixou claro que acredita que o dinheiro vivo está a caminho de se tornar obsoleto.

“Devemos evitar grandes erros que possam gerar prejuízos irreparáveis, por isso somos cautelosos”, disse Zhou. “Não gostamos de criar produtos para especulação e para gerar nas pessoas a ilusão de que podem enriquecer da noite para o dia”, alertou.

A China, que antes abrigava as bolsas de bitcoins mais ativas do mundo, proibiu em setembro do ano passado os estabelecimentos que negociavam moedas virtuais e limitou as bitcoin, não reconhecendo-os como meios de pagamento e proibindo transações diretas entre o yuan e o Bitcoin.

Mas pelo fato do país ser líder mundial em pagamentos digitais os órgãos reguladores financeiros chineses tem mantido o interesse no dinheiro digital.

Para Xiaochuan, a distribuição muito rápida dessas moedas “não confiáveis” pode levar a consequências negativas e imprevisíveis no mercado financeiro.

“O Bitcoin e outras moedas digitais estão entrando no mercado com muita rapidez e não são confiáveis o suficiente. Sua rápida expansão pode levar a um impacto negativo sobre os consumidores. Além disso, eles podem levar a consequências mais imprevisíveis no mercado financeiro“, afirmou Xiaochuan.