Feliz ano novo !

Começam nesta sexta as comemorações do ano do cão.

0
118

Começa nesta sexta o ano novo chinês, comemorado pela comunidade chinesa e pelos seguidores do horóscopo chinês.

Hoje é o primeiro dia do ano novo lunar e as celebrações do ano do galo terminam para dar lugar ao ano da festa do cão, de acordo com o calendário oriental.

Como de costume, a mudança de ano é celebrada com infinitas orações, oferendas, danças tradicionais e uma explosão de cor. As cores protagonistas são o vermelho e o ouro, símbolos de boa sorte para os chineses, que procuram atrair a boa fortuna.

No primeiro dia das comemorações as famílias se reunem para despedir-se do ano. A tradição dita que é preciso limpar suas casas para varrer a má sorte.

O que diz o ano do cão

O “melhor amigo do homem” é, segundo as crenças chinesas, um símbolo de fidelidade. O horóscopo chinês diz que os nascidos nos anos  de 1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006 e 2018 são geralmente leais, honestos, corajosos, trabalhando e inteligentes.

De acordo com o horóscopo chinês, este ano apresentará as características do cão. Ou seja, predominarão os sentimentos que procuram sempre avançar, aprender ao longo do caminho e enriquecer pessoalmente e profissionalmente.

Este animal é representado como uma figura idealista, fiel e incondicional e aparece como um grande mestre no horóscopo chinês.

Ao contrário dos sinais do zodíaco a que os ocidentais estão acostumados, o horóscopo chinês é composto por 12 animais. Cada um deles tem seu próprio ano: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. Ou seja, a série tem um novo início a cada 12 anos.

Enquanto nestes dias imagens de cães inundam as ruas de Pequim, muitos se perguntam se o início deste ano também trará melhores dias para esses animais de estimação na China.

Na Europa, onde a presença de turistas chineses é grande, as lojas comemoram o dia como uma forma de conquistar estes clientes que estão aproveitando as férias pelo velho continente.

Embora o uso de cães como animal de estimação se espalhe, a celebração do festival de carne de cachorro Yulin, no sul, continua. A grande maioria dos os chineses não são mais adeptos a este consumo, considerado terrível no ocidente. Que os bons fluidos do zodíaco chinês ajudem a erradicar esta prática e tragam proteção a estes animais.