China testa primeiro drone de passageiros do mundo

O EHang 184 é movido à energia elétrica e pode carregar uma pessoa de até 100 quilos, atingindo a altitude de 500 metros e velocidade máxima de 100 km

0
446

O sonho de voar em drones flutuantes entre aranha-céus, está cada vez mais real.

A empresa chinesa EHang acaba de realizar o primeiro vôo de um drone de passageiros do mundo, na província chinesa de Guangdong.

O EHang 184 é movido à energia elétrica e pode carregar uma pessoa de até 100 quilos, atingindo a altitude de 500 metros com velocidade máxima de 100 km por hora.

Tem autonomia de 25 minutos, sem recarga de bateria.

No EHang 184, os passageiros entram em uma pequena cabine, ajustam o cinto e decolam, sem necessidade de saber dirigir, apenas informando o destino da viagem.

O veículo traça a rota, desvia obstáculos, aterrisa sozinho e permanece estático em uma única posição, se o passageiro precisar.

Hu Huazhi, CEO da EHang, acredita que em um futuro cercano a população comum poderá voar em drones e para isso está solicitando licenças de uso pelo mundo.

Mas a princípio os primeiros clientes serão os do mercado de luxo. Só poderá se popularizar a partir de uma demanda de transporte privado.

Em Dubai, por exemplo, a EHang anunciou um plano de cooperação para desenvolver seu táxi de voo autônomo, que pode se tornar um dos seus principais usos.

É um veículo que pode ser usado também para reduzir congestionamentos ou para resgates de emergência.

Segundo a companhia, o drone foi testado mais de mil vezes, sendo projetado para resistir o vento moderado com a velocidade de até 50 km por hora.

Os experimentos envolveram 150 engenheiros técnicos, que submeteram o veículo a diferentes condições climáticas.

O drone conseguiu voar sob altas temperaturas, neblina pesada, durante a noite e até em um tufão de categoria 7 com ventos fortes.

“O que estamos fazendo não é um esporte extremo, então a segurança de cada passageiro sempre vem primeiro”, disse o fundador e CEO da Ehang, Huazhi Hu.

Considerado um tipo de quadricóptero, este drone usa uma câmera integrada