A lista dos mais ricos da China da revista Forbes, registrou na sua lista de 2015 um aumento de 5% na soma das fortunas de 376 bilhões de dólares a 540 bilhões de dólares. Jack Ma, o fundador do site de compras Alibaba, que estava em primeiro depois do IPO da empresa, passou ao segundo, ultrapassado por Wang Jianlin, dono do grupo Wanda de cinema.

Este ranking traz os dez chineses mais ricos da tecnologia, que Ma ainda lidera.

1º. Jack Ma – 21,8 bilhões de dólares

O segundo homem mais rico da China, ele aumentou sua fortuna em 19,5 bilhões de dólares no ano passado. É dono do Alibaba.

2º. Ma Huateng -17,6 bilhões de dólares

É a terceira pessoa mais rica da China e aumentou o seu patrimônio em 14,7 bilhões de dólares no ano passado. É fundador da Tencent, dona do WeChat, a versão chinesa do WhatsApp.

3º. Lei Jun -13.2 mil milhões de dólares

Quarta pessoa mais rica da China, o seu patrimônio aumentou 9,1 bilhões de dólares no ano passado. É o fundador de uma muito bem sucedida start-up, que exponencialmente graças a marca Xiaomi.

4º. Robin Li -10,4 bilhões de dólares

6º homem mais rico da China, o seu patrimônio caiu 14,7 bilhões de dólares em relação ao ano passado. Não foi um bom ano para o CEO do Baidu, a versão chinesa do Google.

5 ª. Ele Xiangjian – 9,3 bilhões de dólares.

Sétimo homem mais rico da China, o seu patrimônio aumentou em 7,5 bilhões de dólares, em comparação com o ano passado. É CEO da Xiangjian Midea, fabricante de eletrodomésticos.

6º. Liu Qiangdong – 7,8 bilhões de dólares

9ª maior fortuna da China, o seu patrimônio aumentou 7,1 bilhões de dólares no ano passado. Quase um ano e meio após a sua entrada na bolsa de valores norte-americana da sua empresa de ecommerce, JD (http://en.jd.com).

7º. William Ding – 7,5 bilhões de dólares

Décimo homem mais rico da China, o seu patrimônio aumentou em 4,9 bilhões. É dono da Netease, uma empresa de tecnologia de jogos online.

8º. Lu Guanqiu – 7 bilhões de dólares

13ª pessoa mais rica da China, o seu patrimônio aumentou em 5,4 bilhões desde o ano passado. Lu Guanqiu dirige a Wanxiang, e a Fisker, fabricante de carros elétricos híbridos. A Wanxiang foi adquirida durante a falência de seus proprietários norte-americanos e produz auto-peças.

9º. Jia Yueting – 6 bilhões de dólares

É a 17ª pessoa mais rica da China. CEO Letv, serviço de streaming, é novo nesta lista. Também tem um serviço de táxi similar a Uber.

10º. Zhou Qunfei -5,9 bilhões de dólares

18ª na lista é a única mulher do grupo no setor de tecnologia e já foi coroada como a mulher mais rica da China. Ela é especialista em vidro e fundadora da Lens Tecnology desde 2003, criando telas para smartphones, computadores e tablets. A empresa fornece para a Apple, Apple Watch, e Samsung.