Chelsea pede desculpas ao povo chinês após posts de jogador brasileiro no Instagram

0
57
Jogador Kenedy faz gesto de silêncio
Kenedy jogava pelo Fluminense até ser contratado pelo Chelsea

Neste último sábado, duas equipes da Premier League britânica, Chelsea e Arsenal, se enfrentaram em uma uma partida da pré-temporada no Estádio Bird’s Nest, em Pequim. No entanto, a tão esperada exposição internacional foi ofuscada pelas ações desrespeitosas de um jovem jogador do Chelsea.
Um dia antes do jogo, o brasileiro ex-Fluminense de 21 anos, Robert Kenedy, publicou duas fotos com legendas que pegaram mal em seu Instagram. As imagens incluíam legendas como “Porra, China” que foram entendidas como uma ofensa ao país e “acorda China, idiota”, que fazia referência a um guarda que aparentemente tirava um cochilo no serviço.


Kenedy rapidamente removeu suas postagens imediatamente ao receber uma enxurrada de mensagens irritadas em seu perfil, mas já era tarde demais. Compreensivelmente, muitos fãs de futebol e cidadãos chineses se sentiram insultados pelas observações de Kenedy. Após a intensa reação dos internautas, o lateral e ponta postou uma mensagem de desculpa não muito convincente em sua conta no Instagram.

Na postagem, Kenedy disse que estava arrependido se alguém “estivesse triste” com suas postagens anteriores e que o uso das palavras “Porra, China” não fosse racismo. O post também foi excluído em seguida.


As equipes de futebol britânicas são bem famosas na China, e o estádio em Pequim estava lotado no sábado. Mas, quando o nome de Kenedy foi anunciado no início do jogo, e sempre que ele tocava na bola, as vaias podiam ser ouvidas pela multidão.
O Chelsea FC tentou remediar a situação publicando uma breve declaração de desculpas em sua conta no Weibo (rede social chinesa) no sábado à noite, mas o estrago já havia sido feito. O canal de mídia chinês CGTN disse que os cidadãos chineses ficaram ainda mais enfurecidos pelas tentativas informais feitas pelo clube de abordar as ações de Kenedy. Muitos pediram para o Chelsea FC punir Kenedy por sua insensibilidade e ficaram indignados com a falta de uma resposta imediata do clube. Afinal, esta não é a primeira vez que os atletas estrangeiros publicam conteúdos considerados ofensivos aos chineses.
Finalmente, no domingo à tarde, o Chelsea entendeu que havia agido mal e lançou uma desculpa oficial. A declaração, escrita em chinês e em inglês, explicou que as postagens de Kenedy eram ofensivas e que ele seria severamente repreendido por suas ações.

Mas, apesar dessas afirmações, o Chelsea ainda não anunciou o que significa com “Kenedy será disciplinado.”