Comitiva da cidade de Zhuhai busca negócios no Brasil

0
171
O prefeito de São Paulo João Doria se encontra com o prefeito prefeito de Zhuhai, Guo Yuanqiang

Prefeito de São Paulo, João Doria, abre a mega-rodada de negócios organizada pela CBCDE

Uma comitiva com 25 integrantes de Zhuhai, Província de Guangdong (Cantão) está realizando uma série de visitas no Brasil para promover negócios, apresentar o plano de crescimento e modernização da economia da cidade, ampliar o relacionamento e discutir oportunidades de negócios. A missão foi organizada pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) e quer apresentar a província de Guangdong, que tem 104 milhões de habitantes, metade da população do Brasil.

Chefiada pelo prefeito de Zhuhai e vice-governador de Guangdong, Guo Yuanqiang, o grupo passou por Espirito Santo e São Paulo, onde apresentou o Porto de Gaolan, que recentemente firmou parceria com o Porto de Vitória, para uma criação de uma linha comercial direta entre as duas cidades. Zhuhai ficou em primeiro lugar no ranking do Desenvolvimento Urbano e Sustentável da China, segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey.

Em São Paulo, a comitiva participou de uma Mega Rodada de Negócios, que reunió grandes e médias empresas chinesas, de vários setores, como tecnologia, telecomunicações, bebidas e até medicina chinesa. Os setores com maior participação da rodada comércio exterior, textil, automotivo, eletrônicos e segurança eletrônica.

“Isso ajuda a preparar a viagem que no próximo dia 23 de julho estaremos realizando na China, levando as oportunidades de investimentos na cidade de São Paulo”, disse o prefeito de São Paulo, João Doria, que abriu o evento no Hotel Renaissance. Doria, que se prepara para comandar uma missão à China, a convite do governo chinês, entre os dias 23 e 29 de julho.

Segundo a (CBCDE), o grupo vem ao país para apresentar o plano de crescimento e modernização da economia da cidade dos últimos anos e discutir o atual volume de comércio exterior e novas oportunidades de negócios entre Zhuhai e o Brasil, assim como buscar parcerias com empresas brasileiras para investimentos no país.

Carlos Eiras, diretor-presidente da Câmara de Comércio Brasil China – Espírito Santo, disse que a missão quer identificar oportunidade e desenvolver acordos de cooperação em diversas áreas, como tecnologia, comércio, cultura, e apresentar as oportunidades de Zhuhai.

“Queremos reafirmar nossa enorme admiração pela história da China. Somos muito curiosos em conhecer um pouco mais desta trajetória vitoriosa do povo chinês. Sou economista e leio bastante sobre o país. Estamos empenhados em estreitar os laços culturais e econômicos. Estamos de braços abertos para aprofundar essas relações”, declarou o governador de Espirito Santo, Paulo Hartung, que recebeu a delegação no Palácio Anchieta.

Sobre a cidade de Zhuhai

Zhuhai é uma cidade chinesa com cerca de 1,5 milhão de habitantes, localizada na província de Guangdong, no Sul da China. Faz fronteira com a Região Administrativa Especial de Macau.

Zhuhai tornou-se uma cidade autônoma em 1979 e, no ano seguinte, uma Zona Econômica Especial. Zhuhai tem uma área total de 1.653 km2, incluindo 146 ilhas e uma linha de costa com 690 km de comprimento. É constituída por 3 distritos com nível de condado: Xiangzhou, Doumen e Jinwan; e por 3 distritos econômicos especiais: Hengqin, Wanshan Marine Development Experimental Zone (ou arquipélago de Wanshan) e Zhuhai National Hi-Tech Industrial Development District.

A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Zhuhai localizado no distrito municipal de Doumen. Em 1999, um mês antes da transição da soberania sobre Macau de Portugal para a China, foi inaugurada a Ponte Flor de Lótus para permitir escoar o trânsito entre Zhuhai e Macau.