G20: China reafirma seu papel como vetor do livre mercado mundial

0
2704
Foto: Reuters
Presidente Xi Jinping enfatiza necessidade de economia global mais aberta em reunião do G20

Não é novidade que a eleição de Trump e sua plataforma protecionista abriu espaço para novos atores globais assumir a frente da plataforma do livre mercado. Desde a sua abertura com as reformas de Deng Xiaoping no final dos anos 70, a China vem assumindo cada vez mais esse compromisso. Hoje, na reunião das 20 maiores economias do mundo, o presidente Xi Jinping reenfatizou o papel do Dragão Asiático na economia mundial.

“Devemos continuar comprometidos com a abertura e benefício mútuo para todos, de modo a aumentar o tamanho da “torta” econômica global”, disse Xi. A economia mundial ainda está preocupada com problemas profundos e enfrenta muitas incertezas e fatores desestabilizadores, acrescentou.

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua disse que o Xi também exortou os Estados membros a seguir um “regime comercial multilateral” em meio a preocupações sobre as crescentes pressões protecionistas, inclusive da administração norte-americana de Donald Trump. Na última semana, um destroyer americano adentrou espaço reivindicado pelos chineses no Mar do Sul da China, complicando ainda mais a relação entre as duas maiores potências do mundo.

Xi já havia oferecido uma defesa vigorosa da globalização e sinalizou o desejo de Pequim de desempenhar um papel maior no cenário mundial no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro.