Ano Novo Chinês: Cristo Redentor fica na cor da China

Um dos monumentos mais conhecidos do mundo, o Cristo Redentor ficará vermelho, como homenagem ao Ano Novo Chinês, que pela primeira vez terá uma festa aberta na cidade do Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa, de 27 a 29 de janeiro.

0
906

Um dos monumentos mais conhecidos do mundo, o Cristo Redentor ficará vermelho, como homenagem ao Ano Novo Chinês, que pela primeira vez terá uma festa aberta na cidade do Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa, de 27 a 29 de janeiro.

O vermelho é a cor mais usada na decoração do Ano Novo na China e nas festas chinesas pelo mundo. A iluminação especial terá início às 20h do dia 27, ponto alto da abertura, que contará ainda com apresentações artísticas, em palco montado nos Arcos.

A iluminação ficará das 20h às 21h, do dia 27, e será projetada no telão de LED do evento, com transmissão para a mídia chinesa. A iniciativa tem o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Rio e China

Os primeiros chineses que desembarcaram no Brasil vieram para a cidade do Rio de Janeiro plantar chá. Mais de 200 anos depois, os chineses farão da Lapa o palco para sua mais tradicional festa: o Ano Novo Chinês. O Ano do Galo!

Música, gastronomia, dança, medicina tradicional (acupuntura), artesanato, artes marciais, entre outros, fazem parte da programação da festa, que será realizada nos Arcos da Lapa, de 27 a 29 de janeiro de 2017, e promete entrar para o calendário de eventos do Rio.

Festa inédita

Será a primeira vez que este evento tradicional chinês será realizado nas ruas do Rio. Seis associações chinesas, que comemoram, anualmente, de forma fechada, resolveram compartilhar esta festa como um presente para a cidade do Rio de Janeiro, seguindo as exitosas experiências que já acontecem no Brasil e no Mundo.

A expectativa é que a primeira festa aberta do Ano Novo Chinês atraia público de todas as idades e muitos turistas.

Turma da Mônica em mandarim

Em ilustração inédita, em mandarim, a Turma da Mônica “deseja para brasileiros e chineses um Feliz Ano Novo. Um Feliz Ano do Galo!”. Mauricio de Sousa também gravou vídeo inédito, em mandarim, saudando os chineses.

Na peça, que estará nos canais da Turma, a Mônica, o Cebolinha, a Magali e o Cascão “participam” da Dança do Dragão, um dos mais importantes espetáculos da cultura chinesa.

O vídeo será apresentado na abertura do evento e será entregue a ilustração, em moldura especial, ao cônsul-geral da China no Rio de Janeiro. E durante os três dias do evento, a peça e o vídeo serão projetados no telão de LED – as pessoas poderão tirar fotos e selfies.

Iniciativa
A festa tem o apoio institucional do Consulado-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, da Embaixada da República Popular da China no Brasil e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura.  O evento é uma iniciativa da Chinarte Cultura Media Studio e do portal BrasilChinaReport.com.br.

Ano do Galo 

O Galo é enérgico, versátil, extravagante. Obstinado, persegue os seus objetivos até o fim, com foco no sucesso. Os Galos são os “pavões” do Horóscopo Chinês. Em 2017, o elemento que o rege é o Fogo, o que o torna ainda mais estimulante e vital. A sua energia e vitalidade se identificam com o espírito carioca.

Brasil-China-Rio

As parcerias entre o Brasil e a China já datam em mais de 200 anos. Iniciada com a chegada, em 1812, de 400 plantadores de chá, que se instalaram na cidade do Rio de Janeiro a convite de Dom João VI. Em mais de dois séculos de história, o intercâmbio entre chineses e brasileiros desenvolve-se em várias áreas. Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, com uma comunidade de mais de 250 mil pessoas no país.

SERVIÇO – Ano Novo Chinês na Lapa. Ano do Galo!

Local: Arcos da Lapa, Rio de Janeiro-RJ

Data: de 27 a 29 de janeiro

Pré-programação

Dia 27 (sexta-feira)

19h – início das evoluções (artistas, China e Brasil) e da feira chinesa

20h – abertura – falas das autoridades e momento surpresa

Apresentações:

Dança do Dragão e Dança do Leão

A Magia da Opera de Sichuan

Kung Fu

Desfile de Vestimenta Tradicional

21h – encerramento – show por LED

 Dia 28 (sábado)

9h: Início das atividades nas barracas

10h: Folclore da China + Música (LED)

11h as 13h:

Aula de Tai Chi Chuan

Karaokê chinês

Cinema chinês

Cerimônia do Chá – ritual

13h: Apresentação da China + Show de Rock e Pop Chinesa (LED)

14h: Interação de Kungfu com Público

15h: Apresentação da China + Música (LED)

16h: Show da banda Os Imortais (Brasil)

18h às 21h – Apresentação de Cultura Chinesa

Dança Folclórica Chinesa – Yong Chun

Música Pop Chinesa – Pena Branca

Dança Folclórica Chinesa – Xiu Se

Street Dance Chinesa

Dança Folclórica Chinesa Etnia Dai

A magia da Opera Chinesa

Dança Folclórica Chinesa Etnia Zang

Música Tradicional Chinesa

Desfile de Moda Chinesa

21h: Show de Rock e Pop Chinesa (LED)

21h30: encerramento – show por LED

Dia 29 (domingo)

9hInício das atividades nas barracas

10h: Apresentação da China + Música (LED)

11h às 13h – Apresentação de Cultura Chinesa

Dança Folclórica Chinesa

Música Pop Chinesa

Apresentação de Kungfu

Street Dance Chinesa

Dança Folclórica Chinesa Etnia Dai

A magia da Opera Chinesa

Dança Folclórica Chinesa Etnia Zang

Música Tradicional Chinesa

Desfile de Moda Chinesa

13h: Apresentação da Cultura da China (LED)

14h: Apresentação da China + Música (LED)

15h: Interação de Kungfu com Público

16h: Apresentação da China + Música (LED)

17h: Show de Rock e Pop Chinesa (LED)

18h: Encerramento – DJ chinês

Serviço

Programação sujeita a alterações.

Entrada gratuita

Local: Arcos da Lapa, Rio de Janeiro-RJ

LED – significa apresentações em vídeo 

 

Ano Novo Chinês: pedidos de entrevistas e informações à imprensa pelo email: dancas.ma@gmail.com ou Whats App 011 95123 1000 ou tel: 011 94217 6779 – com Daniel Castro 

 

Iluminaçao do Cristo Redentor: informações com Renato Saraiva, pelo tel.: 021 99568 7479 e pelo email: rp@cristoredentoroficial.com.br