China pode ser único país com estação espacial até 2024

Gigante asiático, a China poderá ser o segundo país a ter uma estação, após a Rússia

0
127

A China pode ser o único país a ter uma estação espacial em serviço até 2024, revelou nesta sexta-feira (7) o presidente da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, na sigla em inglês), Lei Fanpei.

Lei disse que a China planeja lançar o módulo central experimental de sua estação espacial em torno de 2018, com o foguete portador de Longa Marcha-5. Conforme Lei, a estação espacial, de 20 toneladas, será enviada para a órbita por volta de 2022.

Conforme Lei, quando a Estação Espacial Internacional se aposentar em 2024, a estação espacial da China poderá ser a única a continuar em serviço. Segundo ele, a estação espacial chinesa vai incluir um módulo central e dois módulos de laboratórios, com portas que permitirão a atracação de naves espaciais múltiplas.

A estação espacial tem uma vida projetada de 10 anos em órbita, a 400 quilômetros acima da superfície da terra. Após o lançamento, a estação vai realizar, todos os anos, vários acoplamentos com naves espaciais tripuladas e de carga da Terra, para receber suprimentos.

Com esta estação espacial, a China se tornará o segundo país, após a a Rússia, a ter desenvolvido uma estação espacial.