Um ônibus contra os engarrafamentos

0
138

Empresa chinesa apresenta veículo que passa por cima de carros e transporta 1.200 pessoas

BCReport

Uma empresa chinesa apresentou em Pequim o que já é um sonho de consumo em grandes cidades brasileiras, um TEB (Transit Elevated Bus), um ônibus elétrico elevado que passa por cima dos carros parados no trânsito. O ônibus do futuro roda sobre trilhos e passa como se fosse um túnel, tansportando até 1.200 passageiros.

O protótipo do TEB foi pensado para aliviar os congestionamentos, impulsionar o sistema de transporte público e reduzir a poluição. “(O projeto) Tem as mesmas funções que um metrô, mas seu custo de construção é apenas um quinto do do metrô e pode ser concluído em um ano”, disse o engenheiro-chefe do projeto, said Bai Zhiming.

O veículo começará a ser construído este ano e seu primeiro teste deve ser realizado até dezembro na cidade de Qinhuangdao, no norte da China.

Um grande espaço que fica situado por baixo do corpo do ônibus permite que os carros trafeguem normalmente – caso exista engarrafamentos, o ônibus avançará sobre eles. Com isso, o trânsito fluiria normalmente, tanto para os veículos comuns, no caso os carros, tanto para os ônibus elevados. Segundo a agência de notícias “Xinhua”, o ônibus seria composto por quatro vagões ligados com o comprimento total entre 58 e 62 metros.

O projeto ainda considera somente carros de passeio, sendo que caminhões e van ficariam presos. Além disso, ainda não foi desenvolvido um sistema de segurança contra colisões de carros na base do ônibus.