Os mais recentes dados do levantamento ComTech sobre smartphones da Kantar Worldpanel, que analisa os três últimos meses terminados em fevereiro, mostram que o sistema Android aumentou suas vendas na China urbana para 76,4%, coincidindo com a época do Ano Novo Chinês. No mesmo período do ano anterior, o índice estava na casa dos 73%.

Já o iOS teve um declínio de 3.2 pontos percentuais entre fevereiro de 2015 e fevereiro deste ano. Isso porque a fabricante de smartphones Huawei recuperou o primeiro lugar no quadro de marcas líderes de smartphone, capturando 24,4% dos smartphones vendidos na China urbana, na frente dos aparelhos da Apple, que alcançaram 22,2%.

“O Android apresentou um sólido crescimento na China urbana durante os três meses terminados em fevereiro de 2016 devido às fortes vendas no período do Ano Novo Chinês (comemorado em 8 de fevereiro). Essa sempre é uma importante temporada promocional, e as marcas Android foram capazes de tirar proveito”, afirma Lauren Guenveur, analista de mobile da Kantar Worldpanel ComTech. “Ambas as emergentes marcas locais Meizu e Oppo registram um crescimento ano a ano forte, cada uma capturando cerca de 6% na venda de smartphone.”

“Pela primeira vez desde agosto de 2014, o iOS não cresceu na China urbana nos três meses terminados em fevereiro”, completa Tamsin Timpson, diretor de strategic insight da Kantar Worldpanel ComTech Asia.