Gao Hongbo assume seleção

0
92

Gao Hongbo que assumiu interinamente o comando técnico da seleção da China, no lugar do francês Alain Perrin, em fevereiro, foi confirmado como treinador, segundo informou a Federação Chinesa de Futebol.

«Durante o período interino de Gao o espírito da equipe mudou positivamente e a habilidade do treinador gerou confiança e elogios dos jogadores», disse a federação chinesa no comunicado em que anunciava a contratação definitiva. Com essa decisão acabaram os boatos de que o espanhol Gregorio Manzano, atualmente no Shanghai Shenhua da Super Liga chinesa, seria o favorito para treinar a equipe asiática.

Em fevereiro, a federação disse que Gao Hongbo seria uma solução temporária enquanto procurava um novo treinador que pudesse assumir a função na perspetiva de desenvolver o futebol chinês no longo prazo.

Gao Hongbo, foi treinador da China entre 2009 e 2011, quando foi substituído pelo espanhol Jose Antonio Camacho, conseguiu um melhor desempenho da seleção na última rodada de classificação para o Mundial 2018, que acontecerá na Rússia, depois de uma vitória, por 2-0, contra o Qatar, na terça-feira. A China não conseguia um feito como esse desde 2002.

Na terceira e última rodada de eliminatória asiática, que a China conseguiu passar, 12 times do continente vão jogar entre si, divididos em dois grupos de seis, para tentar conseguir os quatro lugares de acesso direto ao Mundial de 2018.

A equipe chinesa, que já foi dirigida no passado por Bora Milutinovic, Arie Haan e Bobby Houghton, costuma alternar treinadores locais e estrangeiros.