O milionário Jack Ma, dono do site de compras chinês Alibaba é o mais novo comprador de um vinhedo na famosa região vinícola de Bordeaux, da França. Ma, que é um dos homens mais ricos da China, comprou o vinhedo Château de Sours por US$ 16 milhões. A propriedade tem 85 hectares e produz 500 mil garrafas de vinho por ano.

A área está localizada na cidade de Saint-Quentin-de-Baron e é parte de uma vila construida em 1792. A vinícola produz dez variedades de vinhos tintos, brancos e rosés, entre elas, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Semillone, Sauvignon Blanc e Petit Verdot

Ma, 51, também é dono de grandes propriedades em Nova York e Hong Kong e é o fundador do Alibaba Group, criado em 1999, que vale em torno de US$ 21,3 bilhões. Ele e um grupo de amigos, também bilionários chineses, têm a intenção de comprar castelos franceses e vinícolas em Bordeaux, umas 50 nos próximos três anos, informou a publicação especializada Wine Espectator.

Milionários chineses compraram na última década mais de 100 propriedades no sudoeste da França, uma das áreas mais importantes de produção de vinho. Os chineses já tem 1,5% dos cerca de 7 mil vinhedos da região.

A China tem se tornado um importante consumidor de vinho e sede de uma das maiores feiras mundiais, a Interwine, que acontece em Guangzhou, provincia de Guangdong, na China, duas vezes por ano. A edição mais recente foi em novembro, e a próxima será entre os dias 20 e 22 de maio. Fundada em 2005, há apenas 11 anos, a feira já é uma referência mundial.