São Paulo vai ter a magia do Festival de Lanternas no próximo sábado 20 de fevereiro, como parte das comemorações do Ano Novo Chinês. O Instituto Confúcio na Unesp e a Associação Chinesa de São Paulo realizarão o Festival das Lanternas, na Praça Roosevelt, das 18h às 22h. A praça ficará totalmente iluminada por lindas lanternas coloridas, que proporcionarão um espetáculo de luzes.

Além do tradicional festival haverá outras atrações:

Ø Apresentações musicais

Ø Artesanato chinês: recorte de papel e nós

Ø Aulas demonstrativas de língua chinesa

Ø Food truck de comidas típicas

Ø Caligrafia chinesa

Ø Dança do Leão

Ø Desfile de Qipao

Ø Danças típicas da China

Ø Jogos de quebra-cabeças

Ø Brincadeiras concorrendo a prêmios

O Festival de Lanternas, também chamado Festival Yuan Xiao (bolinhos de farinha de arroz), é uma das celebrações mais importantes durante os 15 dias de celebrações do Ano Novo Chinês, comemorado em vários países do mundo, e o festival é realizado na noite do 15º dia. O evento de iluminação cálida e colorida é considerado o auge das festividades do Ano Novo Chinês e marca o final das comemorações, que este ano começam no dia 8 e vão até o dia 22 de fevereiro.

Uma das histórias sobre a origem do festival vem do tempo de Qin Shihuang (259-210 a.C.), o primeiro imperador a unificar a China. Segundo a lenda o Deus do Céu, que controlava o clima e o destino do mundo, nasceu no dia 15 do primeiro mês. O Imperador então rezava nesse dia para evitar secas, tempestades, fome, ou peste na humanidade.

Outra lenda conta que o Imperador Mingdi (28-75 d.C.), da Dinastia Han Oriental, enviou um sábio à Índia atrás das escrituras budistas. Depois de viajar milhares de quilômetros, o sábio voltou finalmente com as escrituras no 15º dia do primeiro mês, deixando o imperador tão contente, que mandou ascender lanternas para dissipar as trevas.

A festa é uma das mais importantes e alegres da China, e é o dia em que as pessoas comem Yuan Xiao para comemorar.

Serviço:

Festival das Lanternas

Dia:20 de fevereiro (sábado)

Horário:das 18h às 22h

Local:Praça Franklin Roosevelt, próximo às estações República e Anhangabaú do metrô