O consumo chinês não parece ter sido afetado pela desaceleração, pelo menos não no feriado mais importante do ano. A primeira semana de comemorações do Ano Novo Chinês foi boa para o comércio. Lojas e restaurantes aumentaram as suas vendas 11,2% em relação ao ano anterior, para 754 bilhões de yuans (R$ 464 bilhões), segundo dados do Ministério do Comércio

Reservas por internet e cartões de crédito ajudaram a aumentar as vendas de restaurantes. Segundo UnionPay, a operadora chinesa de cartões de crédito, as transações aumentaram 31% este ano para 312 bilhões de yuans (R$ 192 bilhões).

Os cinemas também registraram um salto nessa semana. As vendas de ingressos cresceram um 80% em comparação com o ano anterior, chegando a 1,7 bilhões de yuans (R$ 1 bilhão).

O feriado é especialmente importante para varejistas, que oferecem muitas promoções e descontos. Milhões de pessoas não trabalham no período e aproveitam para viajar e se divertir.