As Olimpíadas deste ano, no Rio, prometem muitas boas surpresas. A cidade maravilhosa, mesmo sob ataques de mosquitos, deve receber um número recorde de atletas e de turistas.

Cartão postal do Brasil, o Rio também será palco de grandes “batalhas” pelo campeão de honra dos jogos: país que consegue ganhar mais medalhas de ouro. E nesse quesito nem o Brasil, país sede, e muitos poucos países terão chances de fazer frente aos Estados Unidos e a China, duas potencias econômicas e esportivas.

Gigante olímpico há décadas, os Estados Unidos reinaram sozinhos depois do colapso da União Soviética. Mas em 2008, a China, em sua casa, com uma torcida gigante, desbancou os americanos. Algo que até os chineses duvidavam.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) ordena os países pelo número de medalhas de ouro. Com esse critério, a China bateu os EUA, em 2008, ficando com 51 ouros e os americanos com 36.

Em Londres, os EUA se redimiram e pegaram de volta o bastão de país que lidera esse “ranking”, que somou-se as outras 15 vezes que levou a melhor sobre seus concorrentes. Os americanos ganharam 46 ouros e a China 38.

Com duas delegações de peso, tanto a China como os Estados Unidos podem sair vencedores, mas precisam combinar com os “russos”, pois muitos fatores podem favorecer um ou outro nessa disputa.

O anfitrião Brasil pode tirar ouros dos EUA em esportes coletivos, como vôlei, e a China terá que enfrentar a concorrência asiática em esportes individuais, que garantem muitas medalhas.

É esperar pra ver quem ganha essa “disputa”. Muitos brasileiros devem torcer pelos Chineses, em função de serem mais próximos, pela imensa colônia aqui no Brasil. Mas os americanos também se sentirão em casa, pois muitas empresas estadunidenses estão aqui há décadas e muitos dos seus funcionários já adotaram o Brasil como terra natal.

O BrasilChinaReport inaugura essa cobertura olímpica mostrando tudo que vai acontecer até os jogos e durante o evento com textos e vídeos. Agora queremos saber o que você acha desta disputa, vai dar China ou EUA? Comente em nossas redes! Ou responda na nossa pesquisa no site!